Combinados do Infantil

Um tempo excelente para formar novos vínculos e colocar em pauta nossas necessárias conversas para garantir a qualidade da rotina dos nossos pequenos.

Entrada e Saída: Após finalizado o período de adaptação, as crianças deverão ser entregues e retiradas no portão – a permanência (ainda que provisória) de pais na classe altera a programação da turminha.

Horários: É desejável que exista uma regularidade nos horários de permanência da criança na escola para a organização da professora e das auxiliares – comunique-se com a professora indicando quais serão os horários da criança. As crianças de meio período/intermediário devem comunicar a secretaria nos dias em que o horário for estendido.

Agenda: É desejável que seja vistada diariamente pelo professor e pela família. Nos casos necessários, seguirá por escrito comunicação sobre o que não ocorreu conforme a rotina – em razão das faltas na educação infantil serem mais frequentes, é válido verificar outros veículos de comunicação com periodicidade (facebook e email).

Lancheira: O lanche deve vir dentro da lancheira com um guardanapo de pano e talheres – todo o material deve ter o nome da criança. O lanche é livre – no entanto os pais não devem enviar refrigerante nem balas ou chicletes. É vedado ao aluno da Ed. Infantil o acesso à cantina.

Aniversários: As comemorações na escola são sempre legais para as crianças. Mas precisamos nos organizar pois alteram a rotina. Avisar com antecedência pela agenda o dia em que será a festinha. No dia da festa entregar o bolo, suco/refrigerante, as velinhas, etc, na secretaria. Não esquecer de enviar os descartáveis: copos, pratinhos, guardanapos e garfinhos. Os aniversários são comemorados sempre no período em que a criança frequenta a escola, no horário do lanche. Por uma questão de logística, a escola não se responsabiliza por avisar aos pais com antecedência a respeito das festas comemoradas em nosso espaço. Também acrescentamos que as crianças participarão apenas dos aniversários dos colegas realizados em seu período de frequência.  CONVITES: A escola permite o uso da agenda para distribuição de convites de eventos que serão realizados fora da escola apenas se todas as crianças da turma forem convidadas.

Uniforme: O uso do uniforme não diferencia a criança e deixa a todos muito confortáveis (é uma peça pensada para aguentar as rotineiras atividades com canetinha/tinta;etc.) e por isso seu uso é obrigatório. A criança deve vir à escola usando meia e tênis. Favor nomear todas as peças. Pedimos, também, para que pais de B2, M1 e M2, enviem uma camiseta que cubra a criança para ser usada nas atividades com tinta. Nos dias de passeio, o uniforme completo é imprescindível.

Higiene: Vale durante toda a Educação Infantil manter na mochila troca de roupa completa e uma blusa de frio. O estojo de higiene será enviado para casa conforme a professora julgar ser necessário para que a família providencie material novo. Lembramos que é esperado que as crianças de Pré tenham autonomia no uso do banheiro. Caso os pais percebam que essa habilidade ainda não está desenvolvida, é necessário nos comunicar e – sobretudo – treinar a criança em casa, pois no Pré não temos auxiliar que acompanha o aluno no banheiro. Também é esperado que as crianças de Pré tenham autonomia  no deslocamento pela escola, não precisando mais de acompanhantes nos trajetos de entrada e saída.

Medicação: Pedimos para que os pais se organizem de maneira a evitarem que as medicações sejam ministradas na escola. Caso seja preciso, solicitamos o envio do remédio com dosagem e horários indicados na caixa e registrados na agenda. A escola entra em contato com os pais antes de administrar qualquer medicação que seja necessária. É extremamente importante, no entanto, que a agenda traga atualizados telefones de contato e indicações de remédios e dosagens para situações emergenciais.

Brinquedos: A escola reserva uma programação especial para Maternal 2, Jardim e Pré trabalharem com brinquedos de casa (sempre às segundas feiras). Antes disso, preferimos que os pais colaborem incentivando as crianças a usarem os brinquedos da escola – quando os pequenos trouxerem brinquedos, iremos incentivá-los a guardá-lo na mochila. Todos os brinquedos enviados para a escola devem ser nomeados e devem caber na mochila.

Propostas para casa: A colaboração dos pais é importante no sentido de se organizarem para atender as solicitações de material ou de atividades que enviamos para serem feitas em casa. Para grupos de B2 e M1, essas solicitações seguem conforme a necessidade da professora. Para M2, Jardim e Pré, as propostas seguem todas as quintas feiras e devem retornar na segunda.

Documentação Pedagógica: Além dos registros produzidos pelas crianças em sala, temos um grupo no facebook onde semanalmente divulgamos fotos de propostas que despertaram nossa atenção. Para que as fotos sejam publicadas, é necessário que a criança tenha autorização de imagem (documento administrativo que deve ser preenchido na secretaria e na agenda da criança) e esteja usando uniforme.

Qualquer dúvida, colocamo-nos a disposição sempre procurando fortalecer o vínculo escola – família. Excelente trabalho a todos!

 

Thais Ciardella – Coordenadora Pedagógica – thaisciardella@anglobrasileiro.com.br

Valéria Engelstein – Orientadora Educacional – maria.valeria@anglobrasileiro.com.br

Os comentários estão desativados.