Projetos

Projetos 2017

Os Projetos de Investigação constituem um dos importantes eixos de trabalho dentro dos Grupos de Educação Infantil – a partir de temas de interesse das crianças, os professores buscam formular perguntas relacionadas ao campo de conhecimento científico e cultural e constroem um percurso de pesquisa em materiais que visam ampliar o repertório das crianças, como textos, vídeos e vivências significativas.  

            

Esse semestre, com o apoio dos professores, as crianças estão construindo pesquisas relacionadas a diferentes temáticas:

  • Berçário 2 – “Sons do mundo” – Pesquisadores natos, os pequenos do Berçário II estão inteiramente curiosos pelo universo que se amplia a cada descoberta. Muito movimento resulta, é claro, na descoberta de diferentes sons. Entre as pesquisas propostas, as crianças são convidadas a produzirem e identificarem diferentes tipos de sons, desde aqueles presentes no cotidiano (sons do corpo, dos objetos e dos animais), até sons mais elaborados e combinados (músicas do repertório cultural). Desafiadas, a pesquisa sobre sons estimula a estruturação da linguagem oral e aproxima as crianças de informações culturais e científicas.
  • Maternal 1 “Já cresci. Olha o que eu sei fazer.” – Importantes conquistas sociais fazem parte do universo das crianças de Maternal 1 – Juntos, as crianças veem essas mudanças acontecerem: aprendem a falar, a usar o banheiro, a comerem sem o apoio do adulto. Pesquisar cada uma dessas conquistas e relacioná-las ao processo de desenvolvimento do Corpo Humano é nosso tema de investigação: meu corpo cresce, muda e eu preciso conhecê-lo. Ampliar o repertório das crianças sobre os cinco sentidos, sobre as diferentes partes do corpo e suas funções e pensar sobre a maneira de cuidar desse corpo são os objetivos principais do projeto.
  • Maternal 2 – “O mundinho” – Ingrid Biesemeyer Bellinghausen é uma artista plástica de São Paulo, dedicada a produzir livros de literatura infantil. Suas produções estão marcadas pela investigação do Mundo: O que faz parte do Mundinho que nos cerca? O que as crianças podem fazer para cuidar do nosso mundinho? Valores como sustentabilidade e respeito ao próximo são temas de investigação do Grupo, transformando os livros em vivências e pesquisas que buscam colocar em prática a possível ideia de um “mundinho feliz”.
  • Jardim – Folclore Brasileiro – As histórias orais são muito apreciadas pelo grupo de Jardim deste ano. Juntos, criam narrativas com detalhes, mesmo sem o apoio de livros. Observando esse interesse do grupo, estamos propondo um resgate de narrativas populares presentes em nosso repertório, com o objetivo de fortalecer a importância da narrativa oral para a construção da cultura do folclore. A partir dos personagens das lendas e das travadinhas, as crianças vivenciam, também, um resgate do conhecimento popular brasileiro, investigando aspectos que constroem nossa cultura.
  • Pré – Experiências com a Natureza – As crianças do Grupo de Pré estão frequentemente caçando bichinhos pelos vasos da escola. Essa “brincadeira” começou a nortear diferentes perguntas sobre os animais e sobre a natureza, de maneira mais ampla. A partir disso, o Grupo tem organizado rodas de conversa e levantado perguntas para discussão: O que faz parte da Natureza? Como percebemos a Natureza em nosso dia a dia? Quais investigações a respeito da Natureza podemos traçar? Como os elementos da Natureza se comportam? Essas e outras questões norteiam a pesquisa do Grupo sobre os Elementos da Natureza.

Contamos com o apoio das famílias enviando materiais solicitados e outros que aproximem-se das temáticas para ampliarmos as fontes de pesquisa.

Ao final do semestre, as principais etapas do percurso são reunidas e divididas com a família em reunião pedagógica.

Esperamos um percurso com boas descobertas!

Equipe da Educação Infantil

Os comentários estão desativados.