Rotina de Atividades

Famílias,

A rotina de atividades curriculares para a educação infantil, ressalta as contribuições por elas trazidas para a concretização da nossa proposta educacional – as professoras organizam as propostas semanalmente, mediante orientação e avaliação da Coordenadora Pedagógica. O desenvolvimento dos pequenos é documentado através de registros escritos e fotográficos que são disponibilizados aos pais via agenda e através do nosso grupo no Facebook.

Brincar e se movimentar: Diariamente, os pequenos são convidados a explorarem jogos de faz de conta, jogos de construção e jogos tradicionais – esse trabalho, sob a supervisão do adulto, estimula as crianças em aspectos específicos da motricidade, da imaginação e da cultura onde as crianças estão inseridas. No Pré, as crianças passam a ter aulas de Movimento dirigidas pelo Prof. Renan (Ed. Física)

Linguagem visual: Experiências artísticas com a exploração de materiais plásticos (tinta, argila, massinhas, “melecas”) e o incentivo à produção de marcas gráficas (canetinhas, giz de cera, carvão,…) contribuem com o aprimoramento do gesto expressivo e potencializam a pesquisa da criança sobre os diferentes materiais. Nossas produções ficam sempre expostas na sala e, depois, são arquivadas em pasta.

Linguagem musical: Pesquisas com a escuta e a produção de diferentes sons e o trabalho com a música enquanto patrimônio cultural da humanidade. Esses encontros são intensificados com a aula da especialista Profª Renee Sizudo que acontecerá às segundas pela manhã e às sextas à tarde.

Linguagem verbal: A comunicação através da linguagem oral é a maior conquista do ser humano – aprimora a socialização e intensifica a atividade de pensamento. Ouvir o que as crianças têm a nos dizer possibilita conhecer cada contexto cultural e emocional planejando vivências significativas ao grupo. Além de apreciar uma boa conversa, incentivamos o contato permanente com livros, histórias e textos que ampliem o repertório cultural das crianças. No maternal II, o caderno começa a fazer parte da rotina do grupo e passa a ser mais uma forma de registro desses momentos.

Linguagem Matemática: Vivências que contribuem com pesquisa sobre as características dos materiais e suas possibilidades de transformação. 

Projeto: São momentos em que as crianças aprimoram suas pesquisas – o que é fundamental para o desenvolvimento da autonomia e oportuniza novas conquistas cognitivas e sociais.

Tecnologia da informação: as crianças são incentivadas a pensarem a linguagem da tecnologia, cada vez mais presente nos desafios cotidianos, as crianças passam a ter aulas de tecnologia dirigidas pelos Professores Sandra (Jardim e Pré) e Edson (pré -tarde).

  

   

   

Atenciosamente, Equipe de Educação Infantil

Os comentários estão desativados.